quarta-feira, 24 de abril de 2013

Água que abastece Sumaré é contaminada


Por ora não é possível saber quantas pessoas foram afetadas pela falta d'água.


O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Sumaré identificou às 8h25 desta segunda-feira (21) fenol na água  captada no Rio Atibaia. O fenol é uma substância química usada na fabricação de náilon e detergentes e a água do rio abastece a cidade.
A contaminação foi encontrada em análise cotidiana na Estação de Tratamento (ETA) II, no Jardim Itália. Essa estação trata 60% de toda água que é consumida em Sumaré. O abastecimento chegou a ser interrompido nos bairros Jd. Paulistano, Pq. Itália, Jd. Dall’Orto, Pq. Res. Salerno, Vila San Martins, Jd. Nova Veneza e a parte do Jd. Maria Antônia. Segundo o DAE, a distribuição já foi normalizada.
Conformada a contaminação, técnicos devolveram a água ao rio, e uma nova captação começou a ser feita. No nova análise, realizada às 11h40, mostrou que não havia mais fenol na água.
Segundo a assessoria de imprensa do DAE, não é  possível saber ainda quantas pessoas foram afetadas pela falta d'água. A estimativa, entretanto, é de que os bairros mais altos foram os que mais sofreram. 
A previsão é que o abastecimento seja normalizado até o final da tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-15-10-25.

Investigação
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) enviou uma equipe e colheu uma amostra para análise para investigar as causas do incidente. A suspeita é de que uma indústria de Paulínia tenha feito o despejo. Paulínia é vizinha de Sumaré.
Fonte: Correio Popular(2013) - Campinas



Água Viva Limp Serv, priorizando sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário